Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007

O nosso blog e os "Critérios de Avaliação"

Critérios de avaliação dos blogues

Recordamos os critérios que estamos a utilizar na avaliação dos blogues (Matos Monteiro, Manuela, AP12, Porto Editora, 2007):

  • Descrição das actividades de forma objectiva, centrando-se em aspectos essenciais;
  • Respeito pelas referências, nomeadamente a hora, data, local e recursos utilizados/obtidos;
  • Inclusão de reflexões críticas, bem como comentários significativos;
  • Elaboração com base na criatividade, coerência e perceptibilidade;
  • Animação e envolvimento da comunidade no desenvolvimento dos trabalhos;
  • Actualização regular do blogue;
Referências:  

Blog do concurso "Cidades Criativas", Acedido em: 14 deDezembro de 2007, blogs.sapo: http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/tag/avalia%C3%A7%C3%A3o+blogues

 

 

 

Tal como referido no regulamento do concurso, nesta 1º fase que corresponde ao 1º período, estivemos a diagnosticar a nossa terra. Estivemos a recolher informações sobre todo o tipo de aspectos, desde cultura, hábitos… até meios, serviços. O nosso objectivo após este diagnóstico era encontrar a “doença”, o problema ou problemas principais. Agora sabemos exactamente daquilo que a Gaf. Carmo precisa, precisa de uma maior intervenção na área do “Meio Ambiente”. De acordo com a opinião geral do grupo, as nossas actividades, que passavam apenas por recolher informação neste 1º período, foram bastante objectivas, tivemos ideias claras em tudo que apresentamos, respeitando sempre as fontes de onde retirámos a informação e nunca tomando-a como se fosse nossa.
Em relação à nossa capacidade crítica sobre aquilo que apresentamos assenta-se apenas no tipo de conteúdo que se apresentou. Existe artigos informativos, nesses não se deve “contaminar” a informação com opiniões pessoais do(s) autor(es). Nestes tipos de artigos, a informação tem de ser exacta e qualquer tipo de subjectividade deverá provir única e exclusivamente do receptor da mensagem. Os primeiros posts que colocámos no blog são deste tipo, logo não houve grandes opiniões pessoais da nossa parte por uma questão de rigor de informação. Nos posts mais recentes, que representam um número menor, apresentamos artigos onde nós fazemos parte daquilo que se passou. Neste caso apresentámos perspectivas em alguns pontos elaborados, mas nunca impusemos nenhuma verdade, por uma questão de liberdade de consciência de cada um. Consideramos que mostramos ter capacidade crítica, mas não a expusemos em demasia por consideram inoportuna em muitos dos casos, tivemos discernimento na hora de apresentar a informação.   Numa fase mais avançada do projecto, aí sim, teremos que desenvolver as nossas ideias, colocá-las em prática e necessitaremos de reflectir sobre a progressão ou não e a forma de como esta está a ser feita, referentes ao nosso trabalho.
Nesta fase mais teórica do percurso, só por uma vez houve efectivamente a necessidade de trazer a comunidade para o nosso trabalho. Isto ocorreu a quando a realização do nosso inquérito. Como era de esperar, a aderência foi muito diversificada. Existia pessoas que perguntavam o que era e ofereciam-se para ajudar e outras que apesar da nossa insistência não quiseram responder às perguntas. O grupo está de parabéns pelo esforço, realizou-se várias formas de persuasão da população para nos ajudar, depois a colaboração ou não das pessoas já não é culpa nossa, mas sim da boa vontade ou disponibilidade de cada um.
Em relação à actualização do blog, consideramos que foi feito o possível. Não costumamos postar só para mostrar trabalho, para mostrar que há sempre posts novos, daí a existência de fases em “branco”. Ainda assim, achamos que está razoavelmente regular a actualização do nosso blog. Postamos o que for realmente necessário e que contribua para alcançar um objectivo. No caso, como já referimos, está delineado a luta por uma Gaf. Carmo melhor onde a principal vertente onde se incide os nossos desenvolvimentos será o “Meio Ambiente”.
 
http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/71450.html
publicado por esdjccg às 18:32
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Shakiranhão a 15 de Dezembro de 2007 às 23:33
yah... é esse o espirito!!!

Força nisso k vão bem!!!


Comentar post

Todos somos responsáveis pelo que se passa no nosso planeta. Ajudem-nos a ajudar!!! Hoje a Gafanha do Carmo, amanhã outra terra. Pouco a pouco faremos a diferença!!! Quem quiser dar sugestões envie um e-mail para: esdjccg@sapo.pt

.contador

Contador de acessos
Contador de acessos

.Mais sobre nós:

nnn

.Posts recentes:

. Piso de Pneu

. Lâmpadas Fluorescentes

. Terra Alerta

. Estratégias a elaborar

. Campanha de sensibilizaçã...

. Cuida da tua aldeia...

. O nosso blog e os "Critér...

. Respostas ao Inquérito

. Nível de Vida

. Espaços Naturais

.Links

.tags

. todas as tags

.Pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Tradutor