Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Lâmpadas Fluorescentes

 

 

        A lâmpada incandescente foi inventada por Thomas Edison, no século XIX. Estas lâmpadas, no mercado actual são bastante baratas, no entanto duram pouco e permitem a dissipação de muita energia em forma de calor. Apenas 5% do consumo energético total de uma lâmpada incandescente é convertido em luz. No entanto, existe de há uns tempos para cá, um novo tipo de lâmpada, as lâmpadas fluorescentes cujo valor médio de mercado é superior aproximadamente nove vezes às lâmpadas convencionais. Muitas pessoas pensam:
         - O quê? Tão caro? Não compro!!! Compro antes lâmpadas incandescentes que são mais baratas.
         Infelizmente, grande parte da população conhece muito pouco sobre as lâmpadas fluorescentes, das poucas que conhecem, muitas sofrem de uma “doença” chamada matemática e não calculam bem qual a lâmpada mais barata. A consequência disso é que se assustam com o preço das lâmpadas, mas na verdade estas são muito mais económicas. É verdade que muita gente já usa as lâmpadas económicas, mas isso só acontece porque em campanhas de troca, estas foram dadas às pessoas em troca das lâmpadas velhas, caso contrário, nunca as teriam em casa. Depois de experimentarem e verem a factura da electricidade, muita desta gente já comprará, de livre e espontânea vontade, as lâmpadas fluorescentes num supermercado ou numa drogaria, por exemplo.
         Qual o objectivo do nosso grupo? Realizar também uma campanha de troca na nossa terra. Uma lâmpada que dure dez vezes mais e que consomem menos 20% de energia, não é boa apenas para os nossos bolsos. Se fosse esse apenas o nosso interesse não nos debruçaríamos sobre este assunto. Queremos mostrar que é rentável para o consumidor, mas que queremos principalmente desejamos proteger o ambiente. Este é um bem comum e que não podemos trocar com simples campanhas de recolha. O que fizermos está feito e com certeza que teremos as consequências disso. Ao poupar-se energia, estamos a reduzir a necessidade de produção da mesma, nas centrais termoeléctricas. Se a produção diminuir, também os poluentes provenientes dessa produção serão reduzidos.

 

Por Favor, “Consuma Energia Com Moderação!!!”

 

 

Referências:  
SIC Online, Acedido em: 26 de Fevereiro de 2008, Terra Alerta:
http://sic.sapo.pt/online/blogs/terraalerta

publicado por esdjccg às 18:43
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Todos somos responsáveis pelo que se passa no nosso planeta. Ajudem-nos a ajudar!!! Hoje a Gafanha do Carmo, amanhã outra terra. Pouco a pouco faremos a diferença!!! Quem quiser dar sugestões envie um e-mail para: esdjccg@sapo.pt

.contador

Contador de acessos
Contador de acessos

.Mais sobre nós:

nnn

.Posts recentes:

. Piso de Pneu

. Lâmpadas Fluorescentes

. Terra Alerta

. Estratégias a elaborar

. Campanha de sensibilizaçã...

. Cuida da tua aldeia...

. O nosso blog e os "Critér...

. Respostas ao Inquérito

. Nível de Vida

. Espaços Naturais

.Links

.tags

. todas as tags

.Pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Tradutor